Proteção Civil esteve no Acanac a testar medidas de segurança

Comandante Distrital diz que atividades escutistas têm um papel fundamental na difusão da cultura de segurança que o nosso povo precisa.

20170830_JM_protecaocivil_(68)

A área de campo do Acanac recebeu hoje a visita de Francisco Peraboa, Comandante Operacional Distrital de Castelo Branco da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Este responsável esteve em campo para testar as medidas de autoproteção e todos os procedimentos previstos no plano de segurança do Acanac.

Francisco Peraboa destaca que “os últimos meses foram marcados por um trabalho intenso entre o Corpo Nacional de Escutas (CNE) e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), no sentido de assegurar a implementação de um conjunto de medidas de autoproteção, que foram aprovadas e agora divulgadas pelos responsáveis da segurança desta atividade”.

Em época de incêndios cautelas redobradas…
“Essa foi uma das nossas preocupações desde o primeiro momento, o risco de incêndio é elevado nesta época do ano e era necessário tomar medidas que acautelem o risco de incêndio neste espaço, por isso, foram implementadas medidas de prevenção que estão já no terreno”, afirmou.

Esta manhã de domingo, dois elementos da Proteção Civil, acompanhados pelo Comando dos Bombeiros de Idanha-a-Nova, puderam testar os elementos de segurança na área do acampamento. São equipamentos de primeira intervenção, como extintores, bocas de incêndio e equipamentos móveis de combate ao fogo. Existem também elementos da segurança em campo que receberam formação para combate a incêndios. A estes elementos juntam-se equipas de sapadores florestais, equipas municipais de proteção civil e equipas do corpo de bombeiros voluntários de Idanha-a-Nova.

20170830_JM_protecaocivil_(12)

O responsável distrital da Proteção Civil destacou a colaboração com o CNE dizendo que “ela já vem dos primeiros acampamentos”. “Os dirigentes das duas entidades já se conhecem e, falo por mim que desde 2006 já conheço vários dirigentes e, obviamente, com essa relação o trabalho é muito mais fácil”, diz Francisco Peraboa.

Saúde em campo…
Para além dos elementos de prevenção e combate a incêndios, o campo do Acanac está dotado com uma estrutura de socorro e apoio médico. O campo conta com um hospital onde profissionais de saúde atendem em permanência qualquer ocorrência. Esta estrutura de saúde possui também viaturas de transporte médico que podem acorrer a qualquer local do campo, e enfermarias colocadas em cada subcampo das diferentes Secções.

20170830_JM_protecaocivil_(49)

Veredito
No final desta visita a campo, o responsável distrital da Proteção Civil foi claro. “As medidas implementadas neste campo escutista são inovadoras e representam o que de melhor se pode fazer para dotar um espaço da segurança necessária para uma atividade como esta.”

Francisco Peraboa destaca também a oportunidade deste acampamento nacional para trabalhar, junto dos jovens, uma nova consciência de segurança. “Já o fazemos nas escolas secundárias e também o queremos fazer aqui. E as atividades escutistas têm um papel fundamental na difusão dessa cultura de segurança que o nosso povo precisa”, concluiu.

 

Texto: Henrique Matos
Fotos: Joana Moreira

Anúncios

5 thoughts on “Proteção Civil esteve no Acanac a testar medidas de segurança

  1. muito bem.Espero que esteja tudo operacional, e que os nossos jovens aprendam algo desta atividade que nunca vão esquecer

    Gostar

  2. Deus os guarde e proteja a todos, e que saíam de lá mais fortalecidos, mais seguros.Jamais esqueceram esta experiência para a vida. Bem haja a todos.

    Gostar

  3. Nós os familiares, ficamos muito mais descansados por ver que pensaram em tudo para que os nossos jovens possam usufruir de um evento que certamente não esquecerão na vida!!! Desejo que tudo corra bem e que possam aproveitar e trazer muitos ensinamentos para as suas vidas!!

    Gostar

  4. Estiveram e muito bem! Agora pedirem extintores de 3kg por cada 2, 5 bicos de fogão!!!!??? Esses senhores têm noção do que pedem!? Só a título de curiosidade! Para um camião que transporte gás ,com 7,5 toneladas é obrigatório ter 12kg ( 2 extintores no máximo) .
    Com tudo limpo à volta, chapas nos fogões! Vão fazer prevenção nesses extremos onde faz falta!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s