Presidente Marcelo de visita ao Acanac

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa esteve em campo com os mais de 21 mil escuteiros participantes no primeiro dia do 23.º Acanac 2017.

20170731_rp_marcelo_0254

Marcelo Rebelo de Sousa atravessou o pórtico de entrada já a sorrir, acenando para os escuteiros que tão ansiosamente o esperavam. Seguiu para o Monte Trigo onde, circundado por uma esplêndida vista para todo o Campo Nacional de Atividades Escutistas (CNAE) de Idanha-a-Nova, foi recebido e deixou-se envolver pelo espírito escutista, sendo-lhe colocado ao pescoço o lenço do Acanac 2017. Deixou-se surpreender pela dimensão do campo e pelos números que o Chefe Nacional Ivo Faria lhe apresentou sobre o local que acolhe o maior acampamento nacional de sempre, e fez questão de perguntar: “Eu quero ver tudo. Por onde começamos?”

20170731_rp_marcelo_0150

Impressionado, o Presidente dispensou o carro e andou pelo seu próprio pé, descendo até à zona de acampamento e percorrendo o campo de uma ponta à outra. Desde os lobitos aos caminheiros, todos os escuteiros o recebiam com um sorriso, correndo ao seu encontro e procurando uma fotografia com Marcelo Rebelo de Sousa. O seu nome ecoava entre todos, especialmente entre os mais novos, que cantavam a fim de o chamar para perto de si. Andava, parava, mais uma selfie, mais um cumprimento, mais um abraço. Arrastou consigo multidões de escuteiros pela cidade-acampamento do Acanac.

20170731_rp_marcelo_0323.jpg

No meio de tanta agitação, Marcelo sublinhou a importância deste movimento para o crescimento dos jovens, valorizando o dinamismo vivido e o respeito pelo outro e pela natureza que aqui são fomentados.

Após um mar de saudações e palavras de apreço, o Presidente da República provou ainda os cozinhados dos nossos escuteiros jantando com os guias das patrulhas de exploradores do Agrupamento 452 de Vila Nova de Anha e 787 de Vitorino de Piães.

Caminhando para uma vertente mais imaterial, Marcelo Rebelo de Sousa visitou a capela de campo, obra que admirou com curiosidade pela espantosa união arquitetónica da vertente criativa com a espiritual, como disse.

Durante a sua visita, o Presidente da República agradeceu muito o calor, a esperança, o sentido coletivo e a solidariedade do corpo de escuteiros presente, mencionando sair de alma cheia por ver que estes jovens estão no caminho para seguir o lema desta grande atividade: Abraça o Futuro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Texto: Ana Mano
Fotos: Ricardo Perna, Diogo Marcelo e Nuno Perestrelo

Anúncios

4 thoughts on “Presidente Marcelo de visita ao Acanac

  1. Como mãe de duas pioneiras do 541 Pio XII Lisboa que estão em campo, agradeço ao Senhor Presidente da República ter estado presente e a todos quantos tornaram possível este ACANAC e estão a trabalhar para que tudo corra bem e seja uma experiência inesquecível! Obrigado pelas partilhas nas redes sociais e transmitirem os grandes momentos em directo! Estamos convosco de coração! Mãe Teresa Martinho

    Gostar

  2. Obrigado Sr. Presidente por acalentar esta pedagogia do abraço… educar para a revolução da ternura é uma forma muito concreta de mudar o mundo! Que Deus o abençoe. Mãe de um explorador do 1143 Oiã.

    Gostar

  3. Não tinha a ideia da gradiosidade deste evento que é o ACANAC. Ver o meu filho, um lobito do 1037 Mealhada a participar com apenas 6 anos é algo que de certo nem ele nem eu como Pai nos vamos esquecer… Não posso deixar de agradecer a todos, os esforços que estão ser realizados para que tudo isto seja possível, num clima de alegria, solideriadade e sem descurar a segurança. A presença do nosso Presidente da República num local como este, cheio de jovens, vem em muito, enaltecer o valor do escutismo, bem como mostrar a todos os que estão de fora o carinho e humildade que devemos sentir e partilhar. Um acto tão simples mas que mostra o valor de ser Presidente de todos os Portugueses.
    Obrigado ao nosso Presidente ao CNE e a todas as entidades que colaboram com o ACANAC.

    Gostar

  4. A visita de ilustre representante da nossa república ao acanac 2017 simbolicamente, condecora aqueles que por amor a uma causa e, por viverem em equilíbrio com tudo e todos sacrificam as suas vidas oferecendo os seu tempo e as suas energias na participação direta do crescimento saudável dos nossos filhos… Sejam abençoados aqueles que de forma natural assim o fazem! Parabéns ao escutismo. Fã do 8°

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s