Almortão, o palco da sobrevivência do Planeta

No primeiro dia de atividades deste Acanac, os campos Baobab e Ginkgo da 2.ª secção foram verdadeiros agentes de transformação no Santuário de Nossa Senhora do Almortão, que foi transformado num campo de treinos e sobrevivência.

20170801_DM_Técnica_0048

O conjunto de atividades ali realizadas designava-se por USB – Unidade de Sobrevivência Básica – e procurava desafiar os escuteiros a refletir sobre sustentabilidade e limitação dos recursos do planeta. Para tal, eram testadas algumas técnicas de sobrevivência, com vista à menor utilização possível de recursos. Para além deste abraço ao futuro, os exploradores abraçaram também a radicalidade em atividades como escalada e slide, cheias de adrenalina.

A ideia fundamental era desafiar os jovens participantes a transformar ações que impedem a preservação e o funcionamento responsável da nossa “Casa Comum”. As energias renováveis e a poupança de água foram dois dos temas abordados. No ateliê “Girândola”, eram diferenciados os conceitos de combustíveis fósseis e energias renováveis e apresentados, igualmente, os efeitos nocivos dos primeiros quando a sua utilização é descontrolada. Na parte prática, os exploradores tinham de construir uma girândola e fazê-la girar com o vento, simulando a produção de energia eólica. Ana Luísa Azevedo, do Agrupamento 1338 Vairão, voluntária na organização deste ateliê, explicou a relação entre esta atividade e o imaginário “Abraça o Futuro”. “[Os exploradores] têm de estar alerta para as energias renováveis, uma vez que os combustíveis fósseis estão a prejudicar o ambiente e temos de o proteger para as gerações futuras.”

20170801_DM_Técnica_0076

Do lado oposto do campo de treino, a preocupação era a preservação e filtração de água para a tornar potável para consumo. “Sem Água” era um ateliê que colocava uma questão importante aos participantes: E se um dia não tivéssemos quase água para beber, como faríamos para filtrar a pouca existente? A solução era a criação de um filtro de algodão com um pouco de carvão, areia e pedras dentro de uma garrafa. Maria Luísa Sarabando, chefe no Agrupamento 1088 São Bernardo, era uma das responsáveis por esta atividade e garantiu que o aspeto importante a transmitir era o da água como bem essencial à vida, deixando em lema no final. “Abraça o futuro não esquecendo de tratar bem o planeta e aquilo que é essencial à nossa vida, a água.”

A construção de arcos e flechas, a criação de fogo com a fricção de duas canas e o tiro ao alvo foram também ateliês que conquistaram o entusiasmo dos exploradores, além das atividades radicais. Miguel Ferreira, explorador do Agrupamento 1073 Gançaria, afirmou que o seu dia foi repleto de conhecimentos e convívio. “Foi muito bom, desenvolvi amizades com novas pessoas e desenvolvi o meu conhecimento sobre os escuteiros e a técnica”.

20170801_DM_Técnica_0019

Por outro lado, Cláudia Cardoso, do Agrupamento 789 Fermentelos, explica como pode abraçar o futuro neste acampamento. “Eu posso abraçar o futuro ao ir aprendendo mais sobre o Escutismo, tentando sempre saber mais para melhorar as minhas capacidades e conseguir ensinar os outros. Aqui ajudei os meus colegas, pude conviver com eles e ganhei alguma experiência”, sustentou.

O Almortão foi, desta forma, uma escola de sobrevivência, sustentabilidade, gestão de recursos e respeito pelo ambiente e pelo outro.

 

Texto: Bruna Coelho
Fotos: Diogo Marcelo

 

 

Anúncios

One thought on “Almortão, o palco da sobrevivência do Planeta

  1. Saudações para todos os escuteiros do Agrupamento 0004 – Vila das Aves.
    É com orgulho, enquanto pais, que assistimos ao crescimento do Afonso enquanto escuteiro. A sua participação e a de todos os escuteiros do Agrupamento neste ACANAC contribuirá para o seu crescimento pessoal, enquanto cidadãos conscientes, que devem aprender a contemplar a beleza da criação e a quererem preservá-la Abraçando o Futuro, sendo os seus construtores, num trabalho de equipa como só os escuteiros sabem fazer.
    Abraços.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s