Bombeiros da Idanha dão apoio no Acanac

Os Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova têm sido uma peça fundamental neste Acampamento Nacional. Não só enquanto a atividade ocorre, mas também na sua preparação.

João Costa, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova, explica-nos como foi a preparação de uma atividade desta envergadura. “Começámos com algum tempo de antecedência a vir ao campo, ver as infraestruturas e tudo aquilo que achámos pertinente, como a questão da água mas principalmente dos incêndios florestais.”

20170803_IB_BOMBEIROS_COMANDANTE_1

No maior acampamento nacional alguma vez realizado, todas as condições de segurança têm de estar reunidas e neste ponto de vista o comandante afirma que “há sempre preocupação, mas como os escuteiros são pessoas muito organizadas, não há grande problema”. “Nunca podemos descurar a segurança, mas temos quase a certeza que com a organização que está implantada no campo não vamos ter problemas”, afirma.

Para apoiar a atividade, os bombeiros de Idanha possuem em campo “um veículo florestal, um veículo de comando, e uma ambulância na barragem para dar apoio às atividades aquáticas”, enumera João Costa.

O bombeiro teve ainda oportunidade de nos revelar que os incêndios florestais não são a sua maior preocupação. “Quando vocês [escuteiros] confeccionam os alimentos, é numa zona delimitada onde cada um utiliza o seu fogão. Portanto, está tudo concentrado no mesmo sítio. Por exemplo, se começasse uma tenda a arder e depois se propagasse a outras, essa sim seria a minha maior preocupação. [Para ocorrerem incêndios florestais] combustível não há, o pasto tem mais pó que outra coisa, é impossível arder. Pode acontecer qualquer coisa, mas não é muito provável”, afirma.

20170830_JM_protecaocivil_(12)

Questionado se têm existido incêndios na zona, responde: “Alguns. Com grandes dimensões este ano só tivemos um em que arderam cerca de 600 hectares, só aqui no conselho de Idanha”.

Acredita ainda que este tipo de atividades são também importantes para a sensibilização ambiental dos jovens, sublinhando ainda que “[os jovens] têm mesmo de caminhar por aí e ser sensibilizados dessa forma”, concluiu.

 

Texto: Ana Marcelo
Fotos: Inês Baptista e Gonçalo Vieira

 

Anúncios

2 thoughts on “Bombeiros da Idanha dão apoio no Acanac

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s