Um oásis de conhecimento marítimo e ambiental

Os dias quentes levaram os exploradores a procurar o Porto Seguro na Barragem Marechal Carmona. Na temática dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, as atividades náuticas desenvolveram-se no âmbito do objetivo 14, a preservação dos oceanos.

20170804_rp_barragem_1704.jpg

A mensagem a transmitir relacionava-se com o futuro dos oceanos e como eles podem afetar o planeta e a nossa vida. Tem sido um tema sensível nos últimos anos com o aumento das temperaturas e do nível médio das águas do mar. Por isso, alguns participantes estavam já familiarizados com ele. Na água, para dar corpo a estas problemáticas, estavam preparados vários jogos, garantido um dia refrescante de diversão e conhecimento.

O jogo das canoas relacionava-se com a poluição das águas. Os exploradores tinham de percorrer uma distância de canoa até à “Ilha dos Plásticos”, réplica da famosa Ilha do Lixo no Pacífico, onde está concentrada uma quantidade gigantesca de plásticos. À semelhança da original, esta Ilha dos Plásticos detinha também velhos artigos plásticos que os exploradores tinham de retirar e trazer de volta. Esta sensibilização é importante, na medida em que a continuação deste mau hábito pode levar a um desastre ecológico de grandes proporções.

20170803_JM_exploradores_barragem_(83).jpg

Por outro lado, nas jangadas, dinamizou-se o tema da pesca. Os futuros heróis do planeta aprenderam a definição de pesca de arrasto, as suas consequências e o seu contributo económico para quem dela depende. Aprenderam igualmente a importância de preservar a biodiversidade marinha através da realização do Jogo do Kim, onde memorizavam os peixes em perigo, que não deveriam pescar.

Nos insufláveis amarelos e azuis, o objetivo era identificar variadas espécies de peixes, moluscos e crustáceos, adquirindo uma maior noção da vida marinha e refletindo acerca de formas em que pudessem salvar as espécies em perigo.

20170804_NP_BARRAGEM_05

Nas torres de escalada, o objetivo era alcançar o topo do iceberg, simulando as dificuldades que os animais têm em alcançar um local seguro para ficar, longe da poluição. Por sua vez, a acidez das águas foi abordada no jogo das bolas insufláveis. Devido à poluição, muitos animais sofrem com a falta de oxigénio, o que provoca alterações no organismo e até deficiências físicas.

Entre outras atividades, a Chefe Eunice, do Agrupamento 929-Belém e coordenadora a par com a Região de Braga do Campo Náutico, destacou a Pista de Arborismo Flutuante, realizada pela primeira vez em Portugal. “É a grande atividade deste Acanac. É instável e é assim que os animais se sentem hoje em dia”, referiu, mencionando ainda a ligação da atividade ao imaginário. Esta pista abordava o degelo e refletia na forma como animais, outrora com habitats estáveis, se tinham tornado nómadas por não terem um sítio seguro onde viver.

O Porto Seguro alberga diariamente para atividades cerca de 1600 exploradores com a missão de proteger os oceanos. Sara Dias, exploradora do Agrupamento 396-Vila Nova de Muía, parecia satisfeita com o dia e conhecimentos apreendidos. “Está a ser um dia muito divertido. No início de cada prova, dão-nos uma explicação do que podemos aprender, de que podemos passar as mesmas circunstâncias que alguns animais passam, por exemplo, quando as águas são sujas”, afirmou.

20170804_NP_BARRAGEM_04

Abelamio José, também participante do Agrupamento 331-S. Dâmaso, reflete um pouco sobre as suas preocupações ambientais depois de um dia repleto de conhecimentos novos. “Nós conseguiremos abraçar o futuro se tudo o que aprendermos hoje, conseguirmos fazer mais tarde, tornar um pouco a vida melhor. Se nós não respeitarmos o nosso ambiente, em breve não haverá nenhum.”, rematou em tom conclusivo.

O Porto Seguro revelou-se bem mais do que isso. Foi um Porto de aprendizagem, alegria, espírito de equipa, entreajuda nas provas e fuga a todo o calor dos últimos dias.

 

Texto: Bruna Coelho
Fotos: Joana Moreira, Nuno Perestrelo e Ricardo Perna

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s