#LIGA_TE

#LIGA_TE

É este o mote para a IVª Secção no XXIII ACANAC. Usando linguagem atual e tecnológica, pretende-se que os Caminheiros e Companheiros sejam capazes de criar ligações entre si e, em conexão, cooperem na construção do Mundo Novo. O hashtag é utilizado regularmente e será uma das tendências durante a atividade.

rede

Um Rover para a #Cooperação no #MundoNovo

Um Rover é um momento especial para todos os Caminheiros e Companheiros! É um momento de aceitar um desafio e de o partilhar com milhares de outros Escuteiros com um lenço e um ideal semelhante… Um Acampamento Nacional é um espaço único, onde nos podemos encontrar como irmãos escutas, onde nos podemos surpreender pela imensidão daqueles que connosco irão montar campo e viver aquelas 6 noites de atividade, onde nos podemos superar através da amizade e da fraternidade escutista.

Queremos assim construir uma atividade que seja referência para todos os seus participantes, dando-lhes a oportunidade de serem verdadeiros protagonistas na vivência de um momento que provavelmente não terão oportunidade de repetir. Queremos que este Rover seja não só um Encontro e Festa, mas acima de tudo um lugar de crescimento pessoal. Este é o ponto de partida fundamental para a Equipa do Rover e esperamos que possa ser para quem connosco irá viver esta grande atividade em Idanha-a-Nova! Já falta pouco… #LIGA_TE!

De forma a aproximar o tema do campo da IVª Secção, “Cooperação”, aos Caminheiros e Companheiros, surge este desafio: #LIGA_TE.

#LIGA_TE a DEUS, o Criador.

#LIGA_TE ao MUNDO, a Criação.

«Homens Novos para um Mundo Novo», eis a síntese do nosso projeto: A insatisfação do que somos é o ponto de partida.

Esta passagem é conhecida por todos e é Jesus Cristo, Homem-Novo, quem lança o desafio de aceitar o projeto de Deus – a construção de um Mundo Novo. Também o Papa Francisco incentiva os jovens a construir uma “Nova Terra”, rejeitando a “cultura do descartável” e a “globalização da indiferença”. O Sumo Pontífice questiona: “Qual é para nós hoje esta nova terra, a não ser uma sociedade mais justa e fraterna, à qual vós aspirais profundamente e que desejais construir até às periferias do mundo? […] Um mundo melhor constrói-se também graças a vós, ao vosso desejo de mudança e à vossa generosidade. Não tenhais medo de ouvir o Espírito que vos sugere escolhas audazes, não hesiteis quando a consciência vos pedir que arrisqueis para seguir o Mestre”.

O desafio que se lança é que cada Caminheiro e Companheiro tome #consciência que é #HomemVelho e vive num #MundoVelho, sendo desafiado por Jesus Cristo à #conversão em #HomemNovo e a assumir a Missão de #transformar o #MundoVelho em que vive num #MundoNovo à imagem do Criador.

Cada Caminheiro e Companheiro percorrerá o caminho de #conversão numa jornada que o levará do #despreendimento até à celebração do #MundoNovo. Será um percurso individual mas que só fará sentido na #cooperação com todos os indivíduos.

hashtag

#cubo

O #cubo é um sólido platónico que representa a eternidade, estabilidade, sabedoria, verdade, igualdade e perfeição. Cada vértice está ligado de forma equidistante aos adjacentes e as suas faces são idênticas, não havendo prevalência de nenhuma sobre as restantes.

O #MundoNovo pode ser representado simbolicamente pelo #cubo, uma rede de #cooperação onde reina o equilíbrio e onde todos os #HomensNovos, vértices do #cubo, desempenham um papel fundamental na manutenção da estabilidade.

O que se espera de um Caminheiro e Companheiro no Rover do XXIII ACANAC?

Cada participante irá ser desafiado a viver em permanente #Cooperação durante 6 dias (a duração total da atividade). Nunca na sua vida um Caminheiro e Companheiro dependeu tanto dos outros; nunca na sua vida os outros dependeram tanto de si! Estarão os Caminheiros e Companheiros preparados? Espera-se que, em Tribo, se preparem a todos os níveis, nomeadamente:

  • FÍSICO: farão um raide de 3 dias em autonomia (transportar tudo o que necessitam na mochila);
  • AFETIVO: criarão laços para toda a vida com pessoas com as mais diversas vivências e experiências de vida;
  • CARÁTER: serão mudados / moldados pelos outros e deixarão a sua marca nos que os rodeiam e naqueles com os quais se irão cruzar nesta jornada;
  • ESPIRITUAL: viverão de forma radical e intensa a mística da IVª secção numa experiência única de fé e conversão;
  • INTELECTUAL: serão desafiados a criar as condições para um Mundo Melhor e a explorar e colocar em prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável;
  • SOCIAL: serão chamados a ser nós de uma imensa rede e a impulsionar a dinâmica da mesma.

O Rover do ACANAC será, por isso, aquilo que cada Caminheiro e Companheiro quiser, será aquilo que cada um construir!

O Rover do XXIII ACANAC em #números (estimados)

2300 Caminheiros / Companheiros
350 Tribos / Companhas
250 Dirigentes
50+ Dirigentes na organização
48 aldeias
4 concelhos
1500+ km percorridos a pé
1 desafio: #LIGA_TE