3.ª Secção

 

O “Espírito do Planeta”, Aquele Espírito de Deus que se movia sobre a superfície das águas no princípio da Criação, precisa de Ti, conta contigo. O nosso planeta é a nossa “Casa Comum”, é o Lar de cada um nós. É o Lar que nos foi entregue por Deus, nosso criador, para podermos ser Felizes.

Muitas agressões temos feito à nossa “Casa Comum” nos últimos tempos: Multiplicam-se os Resíduos; Poluição, etc… tratamos o nosso planeta fosse um enorme depósito de lixo…

O “Espírito do Planeta”, continua a cuidar do nosso Planeta, mas através dos Homens, a quem confiou a missão de velar pela Terra, e precisa de toda a ajuda. E para tal, escolheu os Pioneiros e Marinheiros do CNE para o ajudar a salvar a nossa “Casa Comum”, porque os jovens não se corrompem e não deixarão destruir um bem que é de todos. Os jovens são os grandes defensores dos Valores, do Caráter, da Solidariedade e da Responsabilidade e só assim vencerão!

Tendo, como base as quatro personagens relacionadas com os 4 elementos, nomeadamente: Ana Terra, Kiko Fogueira, Pedro Águas e Maria Brisa. O grande desafio aqui lançado é de que cada Pioneiro e Marinheiro presente neste ACANAC queira também ele ser um PIONEIRO e MARINHEIRO INOVADOR no seu tempo, protegendo a sua Casa Comum.

Os nossos quatro jovens Ana Terra, Kiko Fogueira, Pedro Águas e Maria Brisa, cansados de verem e sentirem tantas agressões ao planeta, a nossa Casa Comum, decidiram deslocar-se para um local afastado das grandes cidades. Um espaço onde a Natureza, ainda, resplandece da forma original, tal como quando o Espírito do Planeta, o nosso Criador, no-la deu. Esse local, quase secreto chama-se Idanha. Lá, o Espírito lhes ensinará os segredos da natureza e dos seus quatro elementos básicos: Terra, Fogo, Água e Ar. Através destes elementos estes jovens aprenderiam a compreender, respeitar, e cuidar… No entmaria-brisaanto não era suficiente! Como conseguiriam fazer um plano de tão larga escala, que fizesse a diferença em toda a Casa Comum?

Decidiram assim empreender uma grande missão, uma missão global… Para isso neces
sitariam de ajuda, pois sozinhos não conseguiriam concretizar algo tão grandioso. E foi aí que Maria Brisa se lembrou de inovar e utilizar as tecnologias!
– Eureka! Temos de ser mais espertos e utilizar a nosso fakiko-Fogueiravor estas tecnologias que, por vezes, nos fazem tão mal! Desta vez podem salvar-nos!

Parecia que o Kiko Fogueira lhe lia a mente, saltando da cadeira
em direção ao computador disse:

– Tens toda a razão, mas que estamos nós à espera para passar a palavra aos nossos amigos para nos virem ajudar?…

Todos correram para o computador e ligaram rapidamente o Facebook para comunicar com toda a gente… Mas do fundo da sala ouviu-se:Pedro-Aguas

– Calma!!! – vindo de Ana Terra.

Todos olharam para ela e Pedro Águas perguntou:

– Calma porquê? Não há tempo a perder temos de ser muito rápidos para ajudar a nossa Mãe Terra, não percebeste ainda?

Ana Terra respondeu:

Ana-terra– Eu já percebi Pedro, mas temos um problema. Os adultos já desistiram de acreditar que é possível salvar o nosso planeta. Estão adormecidos, e comodamente ocupados. Eles não podem saber desta nossa missão! Primeiro temos de juntar muitos jovens, para depois lhes fazermos ver, que se quisermos todos juntos e com a ajuda do Espírito da Terra, conseguiremos cuidar da nossa Casa Comum.

Pedro Águas disse:

– Tens razão, não me tinha lembrado desse problema!

Mais uma vez Maria Brisa teve uma ideia brilhante e disse:

– Já sei! Vamos convidar os nossos amigos! E eles convidam os amigos deles para virem todos acampar connosco em Idanha. Aqui existe espaço suficiente para ficarmos bem instalados durante uma semana, que é tempo suficiente para arranjarmos uma estratégia e descobrirmos como podemos salvar a nossa Casa Comum.

Todos sorriram e começaram a passar a palavra. Em poucos minutos tinham 100 amigos que aceitaram o convite e depois de umas horas esse número já tinha quadruplicado.

Com esta velocidade de adesão ao acampamento era hora de preparem as atividades que iriam ajudar na estratégia para alcançarem o seu grande objetivo…

Acompanha esta história. Achas que podes ser INOVADOR? I9

Descobre os desafios aqui.

Boa Caça / Boa Pesca!